Desenvolvimento de liderança e Team Coaching
Nesta sexta-feira, iniciamos um trabalho de desenvolvimento de liderança com a equipe da TRW – Engine Components – de Três Corações, dando continuidade também ao Team Coaching iniciado no final do ano passado.
Liderança não vem com manual de instruções. Liderar, a habilidade de influenciar pessoas para alcançar determinado resultado, pode ser, no entanto, aprendida e praticada. Aliás, prática, simulação de situações e casos, são fundamentais para desenvolver a habilidade e acelerar o aprendizado adulto. O trabalho que se inicia e com conclusão agendada para dezembro, compõe-se de módulos mensais, com intervalos planejados, a fim de que o material possa ser testado e praticado no dia-a-dia dos líderes, com avaliações e reflexões sobre o aprendizado no início de uma nova etapa.
Abordamos nesta introdução, estilos de liderança, discutindo as vantagens e riscos de cada um, e liderança situacional, como um caminho inteligente para alcançar resultados e desenvolver membros do time liderado. Em liderança situacional, teoria desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard, é fundamental que o líder tenha a capacidade de diagnosticar adequadamente o grau de desenvolvimento do liderado e sua energia para a execução. Além disso, ao líder cabe ter flexibilidade para ajustar sua ação à situação (desenvolvimento e energia) apresentada pelo membro de seu time. Ainda, ter a capacidade de ajudar o subordinado a encontrar o caminho adequado ao seu desenvolvimento é papel do líder situacional.
Por sua vez, o trabalho de Team Coaching ganha nova dimensão na fase de acompanhamento do desenvolvimento e complemento de aconselhamento entre os membros do time. Visíveis e relatados progressos mostram o acerto da escolha do instrumento e a capacidade do time em buscar superação e desenvolvimento. Entusiasmo e profissionalismo facilitam bem o trabalho do consultor.