Estratégia de Recursos Humanos, Desenvolvimento de Liderança São Paulo, Estratégia de RH São Paulo, Coaching Executivo, Estratégia de RH, Desenvolvimento de Liderança Florianópolis.

Liderança Positiva

Na semana passada iniciamos um trabalho com cliente que está interessada a desenvolver seu time de líderes para que a empresa  cresça num mercado extremamente competitivo e sujeito a enfrentar variações bruscas de humor na economia.

As variáveis financeiras e econômicas, no entanto, são dados de um cenário em que se inserem as empresas. Pouca possibilidade de controlar tais variáveis. No máximo, é possível, através de gestão consciente, não especulativa, minimizar os efeitos negativos ou aproveitar as oportunidades que o mercado financeiro ofereça.

Contudo, cada vez mais clientes entendem que, num ambiente estável ou não, a diferenciação que seus negócios podem ter, melhorando a rentabilidade, minimizando custos e conquistando a preferência do mercado, através de qualidade e preços competitivos, depende do fator humano.

É preciso lembrar que o ambiente positivo existente em uma organização pode representar até um terço de seus resultados. Nada desprezível em um mundo com margens cada vez mais deprimidas, concorrência internacional massiva e insegurança econômica mundial.

Se assim é, por que, então, iniciar um programa de desenvolvimento de liderança, ao invés de se dedicar diretamente à força de trabalho?

Hoje, cabe dizer que o papel fundamental da liderança de uma organização é o de influenciar positivamente o time existente para que os objetivos sejam alcançados. É no fator liderança que os negócios devem basear sua expectativa de sustentabilidade e crescimento. Aos líderes cabe disseminar a visão e desenvolver as competências de seus times, a fim de que a missão seja cumprida. Do entusiasmo, respeito, comprometimento e positividade do líder resultam um ambiente favorável a promover mudanças significativas na organização.

Leave a Reply