Liderança Positiva
Na semana passada iniciamos um trabalho com cliente que está interessada a desenvolver seu time de líderes para que a empresa cresça num mercado extremamente competitivo e sujeito a enfrentar variações bruscas de humor na economia.
As variáveis financeiras e econômicas, no entanto, são dados de um cenário em que se inserem as empresas. Pouca possibilidade de controlar tais variáveis. No máximo, é possível, através de gestão consciente, não especulativa, minimizar os efeitos negativos ou aproveitar as oportunidades que o mercado financeiro ofereça.
Contudo, cada vez mais clientes entendem que, num ambiente estável ou não, a diferenciação que seus negócios podem ter, melhorando a rentabilidade, minimizando custos e conquistando a preferência do mercado, através de qualidade e preços competitivos, depende do fator humano.
É preciso lembrar que o ambiente positivo existente em uma organização pode representar até um terço de seus resultados. Nada desprezível em um mundo com margens cada vez mais deprimidas, concorrência internacional massiva e insegurança econômica mundial.
Se assim é, por que, então, iniciar um programa de desenvolvimento de liderança, ao invés de se dedicar diretamente à força de trabalho?
Hoje, cabe dizer que o papel fundamental da liderança de uma organização é o de influenciar positivamente o time existente para que os objetivos sejam alcançados. É no fator liderança que os negócios devem basear sua expectativa de sustentabilidade e crescimento. Aos líderes cabe disseminar a visão e desenvolver as competências de seus times, a fim de que a missão seja cumprida. Do entusiasmo, respeito, comprometimento e positividade do líder resultam um ambiente favorável a promover mudanças significativas na organização.