Fale conosco

Comentários Desativados

Pare, Olhe, Escute!

Há um trem passando por várias estações. Sabemos que esse trem irá seguir seu curso até que encontre seu paradeiro final ou um obstáculo à sua evolução. Ele não se detém, até o momento, em qualquer estação ou por tentativas desesperadas ou arrogantes de bloqueá-lo com o conhecimento que temos. O trem nos ameaça, pela sua força destrutiva, nos humilha, por não se entregar à sapiência humana, nos amedronta, por sua misteriosa carga.

A nós, nos cabe parar, olhar e escutar.

Parar para nos distanciarmos do trem, das pessoas amadas a quem poderíamos ser um condutor do trem, para nos recolhermos em nossos lares, em nossos corações. É preciso parar! Parar, em nome da Vida, o bem mais precioso que nos foi ofertado. Parar, em nome do Amor, o sentimento que nos leva a proteger nossos amados. Parar, em nome de nós mesmos, para refletirmos o que significa esse momento, que impõe à humanidade uma pausa na roda da Normose  (termo cunhado por Pierre Weil e Roberto Crema e descrito no livro desses dois autores e Jean-Yves Leloup – “Normose: A patologia da normalidade”) que todos girávamos, sem consciência do quanto ela nos arrastava para longe de nossa verdadeira Natureza.

Olhar, distanciando-nos da rotina imposta de trabalho e consumo, para ver, enxergar o que é verdadeiro. É essencial olhar!Olhar, em nome da sanidade mental, a clareza que o nosso Eu mais profundo nos traz ao nos recolhermos em nós mesmos. Olhar, com a devida distância, daquilo que nos atraia e nos enfeitiçava. Olhar, dando nenhuma importância aos embates políticos que somente nos fazem esquecer de que somos feitos da mesma matéria das estrelas e que o ódio não constrói nações verdadeiras, mas apenas aldeias antagônicas. Olhar para o que é essencial: a Vida, a Compaixão, a Caridade. Olhar para dentro de nós mesmos para reconhecer o milagre que foi nossa transformação nos seres que somos, oriundos de uma semente. Olhar para o aqui e agora, a fim de reconhecermos o que realmente tem valor para nossa Existência. Olhar para o todo e todos e lembrarmos que somos Um com o universo.

Escutar, verdadeiramente escutar nossos amigos, companheiros, em suas aflições e necessidades. Escutar a voz interior, que nos indica o caminho da libertação de nossos desejos egocêntricos, de nossa soberba, de nossas mazelas, de nossos medos. Escutar a Natureza, em seu canto harmônico e suave. Escutar o vento, que nos traz o ar purificado e benfazejo. Escutar o Divino de nosso coração, que nos acolhe sempre, nos nutre, nos estimula à verdadeira Vida e fala com a voz de Mãe e de Pai. Nada mais edificante do que ouvi-Lo. Nada mais sublime do que o contato com o Divino. Esse contato se dá na escuta do Silêncio.

Parar, olhar, escutar.

Três ações fundamentais neste momento e que requerem continuidade quando o trem chegar ao seu destino. Além disso, é preciso agir. Agir de acordo com o que conferimos e concordamos com o nosso olhar ético, desapegado de nossos desejos egóicos. Agir de acordo com o que ouvimos e escutamos de nossa Voz interior.

Esta parada que o trem nos obriga, será, então, gloriosa e nos aproximará de nossos semelhantes, da Natureza, de nossa verdadeira essência e do Universo!

Edson Mattos

(Vice-presidente do Accordare – www.accordare.org.br e sócio da BEM Human Consulting – www.bemhc.com.br)