Fale conosco

Estratégia de Recursos Humanos, Desenvolvimento de Liderança São Paulo, Estratégia de RH São Paulo, Coaching Executivo, Estratégia de RH, Desenvolvimento de Liderança Florianópolis.
Comentários Desativados

Competência Essenciais ao Coach

Neste artigo vamos discorrer sobre as competências essenciais ao Coach.

De acordo com a ICF – International Coach Federation – são onze as principais competências de um Coach.

Aqui apresentamos um resumo dessas competências, de forma que o leitor, interessado em empreender uma carreira como coach ou utilizar serviços de um profissional, possa entender a complexidade de suas atividades, a necessária formação, a experiência a adquirir para o exercício eficaz do coaching.

Ética

Entender os princípios éticos do coaching e aplica-los em todas as situações de trabalho.

Comunicar claramente que coaching não se presta a terapia e distinguir o que é coaching de consultoria, de psicoterapia e outros recursos disponíveis.

Estabelecer o contrato de coaching

Compreender e discutir com o cliente os parâmetros do coaching, seu processo e o relacionamento (logística, honorários, horários etc.)

Alcançar entendimento sobre o que é apropriado no relacionamento e o que não é, o que está sendo oferecido, além das responsabilidades do Coach e Coachee.

Estabelecer confiança com o Coachee

Demonstrar interesse genuíno pelo bem-estar e futuro do Coachee.

Demonstrar continuamente integridade, honestidade e sinceridade.

Estabelecer acordos claros e manter as promessas.

Presença

Estar presente e flexível durante o processo de coaching.

Observar as muitas maneiras de trabalhar com o Coachee e usá-las no momento adequado.

Usar eficazmente o humor e gerar energia.

Comunicação Efetiva

Atender aos interesses do cliente e não à sua própria agenda.

Escutar as preocupações do Coachee, seus objetivos, valores e crenças sobre o que é ou não possível a ele.

Distinguir entre as palavras, o tom de voz e a linguagem corporal.

Resumir, parafrasear, explorar e reiterar e espelhar o que o cliente diz para assegurar clareza e entendimento.

Integrar e construir sobre as ideias e sugestões do cliente.

Questionamento poderoso

Habilmente fazer perguntas para revelar a informação necessária para o máximo benefício da relação de coaching e do Coachee.

Efetuar questões que reflitam a escuta ativa e a compreensão da perspectiva do Coachee.

Perguntar o que evoca descoberta, “insight”, compromisso ou ação (por exemplo, que desafie as assumpções do cliente).

Efetuar questões abertas que criem grande clareza, possibilidades ou novos aprendizados.

Questionar o que move o cliente em direção aos seus desejos, não questões para que o cliente justifique ou olhe para o passado.

Comunicação direta

Habilidade de comunicar-se efetivamente durante as reuniões de coaching e usar a linguagem que gere o impacto positivo mais forte no cliente.

Ser claro, articulado e direto em dar feedback.

Ajudar o Coachee a entender sob uma nova perspectiva o que ele quer ou está incerto de querer.

Claramente afirmar os objetivos do coaching, a agenda das reuniões e o propósito das técnicas e exercícios.

Usar linguagem apropriada e respeitosa com o cliente.

Usar metáforas e analogia para ajudar a ilustrar um ponto ou pintar uma imagem verbal.

Gerar consciência

Ser hábil para integrar e avaliar as várias fontes de informação e fazer interpretações que ajudem ao Coachee ganhar consciência e alcançar os objetivos concordados.

Ir além do que é dito ao avaliar as preocupações do Coachee, não ficando preso à descrição do cliente.

Perguntar para melhor entendimento, consciência e clareza.

Identificar pelo cliente as preocupações subjacentes, típicas e maneiras fixas de perceber-se e entender o mundo, as diferenças entre os fatos e suas interpretações, além de discrepâncias entre pensamentos, sentimentos e ação.

Auxiliar o Coachee a descobrir por ele mesmo novos pensamentos, crenças construtivas, percepções, emoções, humores etc. que fortaleçam suas habilidades de agir e alcançar o que é importante para ele.

Ajudar o cliente a ver os diferentes fatores inter-relacionados que o afetam e influenciam seu comportamento.

Questionar o Coachee a distinguir entre temas triviais e significativos, situacionais e comportamentos recorrentes, quando detectar uma separação entre o que está sendo afirmado e o que está sendo feito.

Designando ações

Fazer “brainstoms” e auxiliar o Coachee a definir ações que possibilitem demonstrar, praticar e aprofundar novos conhecimentos.

Auxiliar o Coachee a focar e sistematicamente explorar ações específicas e oportunidades que são centrais para os objetivos acordados no coaching.

Engajar o Coachee em exploração de ideias e soluções alternativas, avaliar opções e tomar decisões consequentes.

Promover experimentação ativa e autodescobrimento, onde o Coachee aplica o que está sendo discutido e aprendido durante as reuniões imediatamente após em seu trabalho e na vida diária.

Celebrar o sucesso do cliente e suas capacidades para futuro crescimento.

Advogar ou trazer novos pontos de vista que sejam alinhados com os objetivos do Coachee e, sem apegos, engajar o cliente a considera-los.

Ajudar o cliente ‘a fazer agira” durante as reuniões de coaching dando o apoio necessário.

Encorajar a desafios maiores, mas também propiciar um ritmo confortável ao aprendizado.

Planejamento e definição de objetivos

Consolidar as informações coletadas e estabelecer um plano de coaching e de objetivos de desenvolvimento com o Coachee que se relacionem a preocupações e áreas importantes para aprendizado e desenvolvimento.

Criar planos de ação que sejam específicos, mensuráveis (observáveis), alcançáveis, relevantes e com tempo definido para conclusão.

Fazer ajustes nos planos como garantido pelo processo de coaching e pelas mudanças de situação.

Ajudar o Coachee a identificar e acessar diferentes recursos para aprendizado.

Identificar e criar objetivos de sucesso rápido que sejam relevantes para o Coachee.

Gerenciamento do processo e da responsabilidade

Requerer com clareza ações do cliente que o moverão em direção aos seus objetivos estabelecidos.

Demonstrar total acompanhamento perguntando ao Coachee sobre as ações a que ele se comprometeu tomar nas reuniões anteriores.

Reconhecer o que o cliente fez, aprendeu ou se tornou consciente desde as reuniões anteriores.

Mantém o cliente na rota entre as reuniões, mantendo atenção no plano de coaching e nos resultados, nas ações acordadas e tópicos para futuras reuniões.

Foca no plano de coaching, mas é também aberto a ajustar comportamentos e ações baseadas no processo de coaching e em mudanças de direção durante as reuniões.

Promove a autodisciplina e mantém o cliente responsável pelo que ele diz que fará, pelos resultados de uma ação comprometida, ou por um plano de ação específico com relação aos prazos.

Desenvolve a habilidade do Coachee de tomar decisões, resolver questões importantes, desenvolver-se ou aprender a refletir e aprender das experiências.

Confronta de modo positivo o Coachee, quando este não toma as ações a que se comprometeu.

Bem, o leitor pode por essas tantas características entender um pouco melhor o que pode esperar do processo de coaching. E com isso, também saber buscar um profissional que atenda suas expectativas para atingir seus objetivos.