Competência Essenciais ao Coach
Neste artigo vamos discorrer sobre as competências essenciais ao Coach.
De acordo com a ICF – International Coach Federation – são onze as principais competências de um Coach.
Aqui apresentamos um resumo dessas competências, de forma que o leitor, interessado em empreender uma carreira como coach ou utilizar serviços de um profissional, possa entender a complexidade de suas atividades, a necessária formação, a experiência a adquirir para o exercício eficaz do coaching.
Ética
Entender os princípios éticos do coaching e aplica-los em todas as situações de trabalho.
Comunicar claramente que coaching não se presta a terapia e distinguir o que é coaching de consultoria, de psicoterapia e outros recursos disponíveis.
Estabelecer o contrato de coaching
Compreender e discutir com o cliente os parâmetros do coaching, seu processo e o relacionamento (logística, honorários, horários etc.)
Alcançar entendimento sobre o que é apropriado no relacionamento e o que não é, o que está sendo oferecido, além das responsabilidades do Coach e Coachee.
Estabelecer confiança com o Coachee
Demonstrar interesse genuíno pelo bem-estar e futuro do Coachee.
Demonstrar continuamente integridade, honestidade e sinceridade.
Estabelecer acordos claros e manter as promessas.
Presença
Estar presente e flexível durante o processo de coaching.
Observar as muitas maneiras de trabalhar com o Coachee e usá-las no momento adequado.
Usar eficazmente o humor e gerar energia.
Comunicação Efetiva
Atender aos interesses do cliente e não à sua própria agenda.
Escutar as preocupações do Coachee, seus objetivos, valores e crenças sobre o que é ou não possível a ele.
Distinguir entre as palavras, o tom de voz e a linguagem corporal.
Resumir, parafrasear, explorar e reiterar e espelhar o que o cliente diz para assegurar clareza e entendimento.
Integrar e construir sobre as ideias e sugestões do cliente.
Questionamento poderoso
Habilmente fazer perguntas para revelar a informação necessária para o máximo benefício da relação de coaching e do Coachee.
Efetuar questões que reflitam a escuta ativa e a compreensão da perspectiva do Coachee.
Perguntar o que evoca descoberta, “insight”, compromisso ou ação (por exemplo, que desafie as assumpções do cliente).
Efetuar questões abertas que criem grande clareza, possibilidades ou novos aprendizados.
Questionar o que move o cliente em direção aos seus desejos, não questões para que o cliente justifique ou olhe para o passado.
Comunicação direta
Habilidade de comunicar-se efetivamente durante as reuniões de coaching e usar a linguagem que gere o impacto positivo mais forte no cliente.
Ser claro, articulado e direto em dar feedback.
Ajudar o Coachee a entender sob uma nova perspectiva o que ele quer ou está incerto de querer.
Claramente afirmar os objetivos do coaching, a agenda das reuniões e o propósito das técnicas e exercícios.
Usar linguagem apropriada e respeitosa com o cliente.
Usar metáforas e analogia para ajudar a ilustrar um ponto ou pintar uma imagem verbal.
Gerar consciência
Ser hábil para integrar e avaliar as várias fontes de informação e fazer interpretações que ajudem ao Coachee ganhar consciência e alcançar os objetivos concordados.
Ir além do que é dito ao avaliar as preocupações do Coachee, não ficando preso à descrição do cliente.
Perguntar para melhor entendimento, consciência e clareza.
Identificar pelo cliente as preocupações subjacentes, típicas e maneiras fixas de perceber-se e entender o mundo, as diferenças entre os fatos e suas interpretações, além de discrepâncias entre pensamentos, sentimentos e ação.
Auxiliar o Coachee a descobrir por ele mesmo novos pensamentos, crenças construtivas, percepções, emoções, humores etc. que fortaleçam suas habilidades de agir e alcançar o que é importante para ele.
Ajudar o cliente a ver os diferentes fatores inter-relacionados que o afetam e influenciam seu comportamento.
Questionar o Coachee a distinguir entre temas triviais e significativos, situacionais e comportamentos recorrentes, quando detectar uma separação entre o que está sendo afirmado e o que está sendo feito.
Designando ações
Fazer “brainstoms” e auxiliar o Coachee a definir ações que possibilitem demonstrar, praticar e aprofundar novos conhecimentos.
Auxiliar o Coachee a focar e sistematicamente explorar ações específicas e oportunidades que são centrais para os objetivos acordados no coaching.
Engajar o Coachee em exploração de ideias e soluções alternativas, avaliar opções e tomar decisões consequentes.
Promover experimentação ativa e autodescobrimento, onde o Coachee aplica o que está sendo discutido e aprendido durante as reuniões imediatamente após em seu trabalho e na vida diária.
Celebrar o sucesso do cliente e suas capacidades para futuro crescimento.
Advogar ou trazer novos pontos de vista que sejam alinhados com os objetivos do Coachee e, sem apegos, engajar o cliente a considera-los.
Ajudar o cliente ‘a fazer agira” durante as reuniões de coaching dando o apoio necessário.
Encorajar a desafios maiores, mas também propiciar um ritmo confortável ao aprendizado.
Planejamento e definição de objetivos
Consolidar as informações coletadas e estabelecer um plano de coaching e de objetivos de desenvolvimento com o Coachee que se relacionem a preocupações e áreas importantes para aprendizado e desenvolvimento.
Criar planos de ação que sejam específicos, mensuráveis (observáveis), alcançáveis, relevantes e com tempo definido para conclusão.
Fazer ajustes nos planos como garantido pelo processo de coaching e pelas mudanças de situação.
Ajudar o Coachee a identificar e acessar diferentes recursos para aprendizado.
Identificar e criar objetivos de sucesso rápido que sejam relevantes para o Coachee.
Gerenciamento do processo e da responsabilidade
Requerer com clareza ações do cliente que o moverão em direção aos seus objetivos estabelecidos.
Demonstrar total acompanhamento perguntando ao Coachee sobre as ações a que ele se comprometeu tomar nas reuniões anteriores.
Reconhecer o que o cliente fez, aprendeu ou se tornou consciente desde as reuniões anteriores.
Mantém o cliente na rota entre as reuniões, mantendo atenção no plano de coaching e nos resultados, nas ações acordadas e tópicos para futuras reuniões.
Foca no plano de coaching, mas é também aberto a ajustar comportamentos e ações baseadas no processo de coaching e em mudanças de direção durante as reuniões.
Promove a autodisciplina e mantém o cliente responsável pelo que ele diz que fará, pelos resultados de uma ação comprometida, ou por um plano de ação específico com relação aos prazos.
Desenvolve a habilidade do Coachee de tomar decisões, resolver questões importantes, desenvolver-se ou aprender a refletir e aprender das experiências.
Confronta de modo positivo o Coachee, quando este não toma as ações a que se comprometeu.
Bem, o leitor pode por essas tantas características entender um pouco melhor o que pode esperar do processo de coaching. E com isso, também saber buscar um profissional que atenda suas expectativas para atingir seus objetivos.